Skip to main content

Após os atos de 8 de janeiro, Lula admitiu que “perdeu a confiança” em parcela dos militares da ativa. Como resultado, cerca de 39 militares foram dispensados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República em Brasília. Outros desdobramentos foram destaques e são analisados no bate-papo dessa semana com os nossos consultores Bruna Rizzolo, Érico Oyama, Matheus Junges e Raquel Alves.

Na avaliação dos nossos especialistas, há um impulso do governo em mudar a segurança institucional. Lula quer colocar pessoas de confiança, fora do corpo militar na segurança e toda essa movimentação gera desconforto na relação com os militares. Com o decorrer das investigações sobre os atos, parlamentares avaliam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar e responsabilizar os envolvidos. Entretanto, a movimentação pode afetar a votação da Reforma Tributária, que é prioridade do novo governo. Atualmente, existem diversos textos em tramitação fatiando a Reforma. A PEC 45, que está na Câmara dos Deputados, é a que tem mais chances de ser aprovada na avaliação dos nossos consultores.

Por fim, nesta semana, o Ministério dos Transportes divulgou o Plano de 100 Dias com as ações prioritárias do Governo Federal para os setores rodoviário e ferroviário. A estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves. Com isso, o governo faz um aceno importante para o agro brasileiro, setor de extrema importância para a economia do país.

Confira a análise dos nossos especialistas!

Leave a Reply